sexta-feira, 9 de março de 2012

Cristiano Ronaldo versus Lionel Messi

Xavi, o magnífico futebolista do Barcelona e da selecção espanhola afirmou que o seu companheiro de clube, o argentino Lionel Messi não é comparável a Cristiano Ronaldo, porque é único, não há outro como ele. Com o máximo respeito pela opinião de Xavi, eu afirmo que CR7 não é comparável a Messi, porque é único, não há outro como ele. Se o espanhol me pode brindar como sendo possuidor de excesso de nacionalismo, eu poderei acusá-lo de clubismo exagerado.
É evidente que a identificação com uma nação ou com um clube podem influenciar, e certamente influenciam, a nossa opinião. Todavia, eu procuro assentá-la noutros parâmetros. Ambos são, indiscutivelmente, dois excelentes futebolistas. Com características diferentes. Messi faz autênticas maravilhas, ou, se preferir, autênticas diabruras, com a bola nos pés. É, no Barcelona, o seu principal goleador, mas parece-me que só numa equipa com os craques que o clube tem e a jogar da forma que joga é que o argentino atinge o grau de excelência que tem atingido. Messi, numa equipa sem os excelentes companheiros que tem e com outro sistema de jogo, ficaria muito longe do expoente que aqui consegue, talvez nunca conseguisse ser “bota de ouro”. A sua própria baixa estatura lhe é favorável para o futebol que pratica.
Cristiano Ronaldo, não com a magia de Messi, mas ainda com a suficiente “para dar e vender”, ao contrário do que penso sobre Messi, será sempre um excelente jogador em qualquer equipa e em qualquer tipo de futebol. Obviamente, tanto melhor, quanto melhor for a equipa em que esteja integrado. CR7, para além dos seus dribles, é um dos mais rápidos futebolistas com bola nos pés. Remata com muita espontaneidade e com muita força com ambos os pés. Joga excelentemente de cabeça. Marca livres directos, sobretudo a distâncias de 30, 40 metros que são o terror de qualquer guarda-redes. É o tipo de futebolista que se encaixa com êxito em qualquer equipa. Se Cristiano Ronaldo não tem tido o êxito na selecção que todos desejaríamos, é porque o tempo de treino para os atletas se adaptarem uns aos outros é sempre curto. Não é aí, também, que Messi ganha ao nosso craque.
São, de facto, dois excelentes futebolistas, mas eu prefiro CR7 a Lionel Messi.

Sem comentários:

Enviar um comentário