sábado, 28 de novembro de 2009

O aniversário da minha filha

Coisa que pouco fiz com meus filhos, foi fazer-lhes poemas pelo seu aniversário ou outras datas especiais. O tempo estava muito mais preenchido, as preocupações eram maiores, por isso terei feito dois ou três. Realmente sempre escrevi muito mais prosa, do que poesia, para a qual, sem qualquer falsa modéstia, acho que não tenho grande aptidão. Mesmo assim, e porque me parece que alguns sentimentos se expressam melhor em algo nem que seja apenas um arremedo de poesia, tenho várias feitas para todos os aniversários dos meus netos e mesmo outros momentos. Deu-me, depois do entardecer da idade, para me arvorar em vate. Mas descanse, meu amigo, que não o vou castigar muito com os tais arremedos de poesia que são feitos para uso interno da família.
Hoje faço uma das poucas excepções, com a poesia dedicada à minha filha que, depois de me ter dado já uma linda e inteligente neta, transporta no seu ventre, dois netos que serão lindos, com certeza, mas que eu espero que sejam sobretudo saudáveis e que venham ao mundo para serem e fazerem felizes, não apenas os seus familiares, mas todos quantos se cruzarem nas suas vidas. É o papel de cada um de nós: ser feliz e fazer os outros felizes.
Eis, então, o que escrevi, para o seu aniversário em 29 de Novembro.


Aniversário da ZIZI

Nessa estrutura franzina,
nesse seu corpo de menina
está uma alma de mulher
pequenina, cheia de graça.
É tamanha a sua raça
de fazer inveja a qualquer,
de aparente maior pujança,
que consegue transportar
no seu ventre de mulher,
no dito corpo de menina,
não apenas uma criança,
mas, vejam só, logo um par.
Inteligente, laboriosa,
assertiva, voluntariosa,
mãe extremosa, delicada,
competente, dedicada,
de uma neta muito querida,
traquina, muito vivaça,
alegre, com muita graça,
que nos faz amar a vida,
a quem chamamos Mimi.
Hoje os versos não são para si,
são para sua mamã querida,
a nossa filhota Zizi,
de parabéns a triplicar –
os filhotes também merecem,
porque estão dentro de si,
que os parabéns lhe enderecem -
por mais um ano completar,
com a família a aumentar.
Com mais petiz, menos petiz
merece e vai ser muito ser feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário