sábado, 28 de novembro de 2009

O seu a seu dono

Nas minhas deambulações pela internet – não me apetece dizer navegações, porque me sugerem água ou ar e prefiro os pés assentes na terra – vou encontrando textos ou simples expressões muito interessantes, curiosos, outros pobres, com informações falsas, mesmo ridículas. Nesse entretém formativo vi escrito, algures, que Nespereira é “limitada com grande parte da freguesia de Tendais, a oriente”. Se em tudo deve existir, tanto quanto possível, absoluto rigor, nestas coisas de limites geográficos deve existir ainda mais. Isto para não se ser acusado de “mudar os marcos”, roubando território que pertence a outrem, correndo o risco de se voltar cá, depois de morto, empecilhar a vida de quem cá fica, como muitos acreditam. Ouvi muitas histórias destas, em pequenino, o que me leva a crer que o hábito de mudar os marcos era mais ou menos trivial, como o era roubar as águas de rega, actos que conduziram a muitas sacholadas, que em alguns casos redundaram em mortes. Ainda hoje não faltará por aí quem ouse aumentar uns palminhos de terra alheia, seja pública ou privada, ao seu património.
Bom, voltemos às confrontações de Nespereira. Confrontado com esse falso, para mim, limite da minha freguesia, aguçou-se-me a curiosidade e fui parar ao sítio da Câmara Municipal de Cinfães. Fiquei estarrecido, quase receoso de que eu fosse muito mais ignorante do que me julgo. É que lá encontrei escarrapachado: “A Freguesia de Nespereira confina com a freguesia de Alvarenga, do concelho de Arouca e parte da freguesia de Tendais, a oriente”.
Embora absolutamente convencido de que tal informação era um rotundo erro, fui verificar mapas do concelho de Cinfães, alguns estampados em publicações da própria Câmara Municipal, como no seu sítio, na internet, com as suas dezassete freguesias com os seus limites assinalados e em nenhum, Nespereira e Tendais se tocam. A oriente de Nespereira está a freguesia de Alvarenga do concelho de Arouca e, a norte, as duas freguesias são separadas pela de Cinfães. Assim é que é. Para que Nespereira confrontasse com Tendais era necessário que uma das freguesias, ou ambas, mudassem os seus marcos e roubassem território à de Cinfães. Nenhuma das três estará interessada nisso.
Tendo em atenção o que acabo de relatar verifica-se que carta de Cinfães e texto sobre as confrontações da freguesia de Nespereira não podem ser ambos verdadeiros, isto é, “não dá a bota com a perdigota”. Eu, de acordo com o que já afirmei, não tenho dúvidas de que o erro está no texto, mas esteja onde estiver, a Câmara Municipal de Cinfães tem que o corrigir e não tenho dúvidas de que o fará. Ou muda o texto, que é o que eu entendo que deve fazer, ou a carta das freguesias do concelho, se entender e comprovar que ela está errada. É importante que, ao invés de se induzir em erro ou deixar as pessoas confusas, as informem correctamente, tanto que cada vez mais se busca informação através da internet, nomeadamente estudantes, para os mais diversos trabalhos.
Feitas estas constatações, decidi ir ver o que estaria escrito no sítio da Junta de Freguesia de Nespereira – não me venham cá com a Junta de Freguesia da Vila de Nespereira, que isso é outro erro “maior do que a Torre dos Clérigos” – e li o seguinte texto, da responsabilidade do anterior executivo, pois são os seus nomes que lá estão prantados: “Nespereira é uma das maiores freguesias de Cinfães. Localiza-se a 20 quilómetros do centro do concelho, no extremo Sudoeste, atestando com Alvarenga e Bustelo (freguesia de Arouca), limitada pela serra da Franqueira, a Nascente, que a separa da localidade de Cinfães; a Norte ficam Santiago de Piães e S. Cristóvão da Nogueira, a Poente e a Sul fica Arouca que pertencem ao distrito de Aveiro”.
Bom, este texto, em termos informativos, para não referir outra coisa ou outros aspectos, é horroroso. Não consigo imaginar que espécie de informação, alguém, que não conheça minimamente a região, poderá obter com semelhante texto. Vejamos: Nespereira não é uma das maiores, mas a maior freguesia de Cinfães, embora isso não tenha grande importância. Localiza-se a 20 quilómetros - depende do local – da sede do concelho e não do centro do concelho. Bustelo é apenas um lugar, de vários, da freguesia de Alvarenga, concelho de Arouca, que confinam com Nespereira. Quem não conhecer fica com a ideia de que Bustelo é que é uma freguesia de Arouca, sem saber o que será Alvarenga. Não lhe parece que em vez de localidade de Cinfães estaria mais correcto, freguesia de Cinfães? E a Poente e a Sul não deveria estar ficam Espiunca e Alvarenga, do concelho de Arouca, que pertence ao distrito de Aveiro?
Bom, devo registar, que me resta a consolação de não ver no texto acima descrito, a confrontação de Nespereira com Tendais. Não que me incomodasse minimamente que as duas freguesias se encostassem, antes pelo contrário, só que “o seu a seu dono”.
Nesta viagem internauta, parando numa ou outra “estação”, encontrei cada pedaço de prosa, de fazer arrepiar os cabelos. É certo que nem todos têm aptidão, nem formação académica para escrever bem; é certo que quem escreve, muitas vezes, ao corrigir, não lê o que está escrito, mas aquilo que tem na cabeça. Acontece, frequentemente, comigo, cada vez que leio um texto meu, encontrar sempre algo que não está muito correcto ou de que não gosto muito. “Quandoque bonus dormitat Homerus” – Às vezes até o bom Homero dormita, isto é, não há autor tão perfeito que não cometa um deslize. No entanto, uma coisa é isso, que não tem grande mal, outra é escrever constantemente num português péssimo, com frases, inclusive, que, se as lermos exactamente como estão escritas, dizem zero.
Enfim, tenha cuidado, meu amigo, que nem toda a informação que encontra na internet, mesmo publicada por instituições públicas, é verdadeira e bem escrita. Infelizmente.

1 comentário:

  1. Caro Amigo,
    Parabéns pelo texto e pela apreciação. Infelizmente se o único erro fosse esse, mas o problema é que não há qualquer rigor histórico e geográfico no que se tem escrito sobre Cinfães e as suas freguesias. Muito graças a certas pessoas (por bem, com certeza, não o duvido) escrevem sobre o que não sabem. O problema é que sem emenda, o erro vai-se repetindo e passa a verdade pela boca dos nossos jovens e futuros cinfanenses.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar